Problemas e Soluções

Infiltrações em lajes
Vazamentos e infiltrações em lajes é um problema muito comum. A penetração indesejada de água no interior de uma casa, por exemplo, pode causar a formação de mofos, degradação da estrutura e do forro gerando até mesmo problemas respiratórios e alergias.
O ideal é fazer uma impermeabilização com utilização de um sistema flexível optando por emulsões acrílicas (mantas líquidas) ou mantas asfálticas.
É de extrema importância uma verificação prévia do local para constatar se há rachaduras, trincas ou empoçamentos na área a ser impermeabilizada. 
Infiltrações em paredes e rodapés
A falha da impermeabilização dos baldrames é a causa mais comum de problemas de umidade nos rodapés (umidade ascendente – aquela umidade que sobe através das paredes). Esse tipo de umidade pode alcançar alturas de até um metro, dependendo da intensidade de umidade do terreno. As soluções mais comuns para esse tipo de umidade são:

Fazer diversos furos na parede e injetar um produto cristalizante que, em contato com a água, ele forma cristais sólidos e insolúveis cansando o “entupimento” dos poros dos tijolos e barrando a ascensão da umidade.

A outra solução é a retirada de todo reboco já danificado chegando até o tijolo. Faça uma regularização do local com uma camada fina de cimento + areia e aplique a argamassa polimérica (cristalizante) em demãos cruzadas no consumo mínimo de 3kg/m². Após a aplicação do impermeabilizante, basta chapiscar e rebocar novamente a parede.

Obs.: caso haja presença de terra do outro lado da parede (nível do terreno mais baixo) o ideal é impermeabilizar a área com mínimo de 50cm acima do nível da terra.

Principal aspecto da construção é a impermeabilização.
Um dos aspectos mais importantes da construção é a sua impermeabilização. Quando não são aplicadas medidas de proteção da construção, os muros e as fachadas da casa poderão facilmente ser contaminados pelas infiltrações de água.

Muitas pessoas sofrem com problemas de infiltração, isto é, a ação de líquidos no interior das estruturas construídas. Elas podem transformar-se em um incômodo tão grande, que muitas vezes geram mofos, descascam as paredes e estouram revestimentos.

Assim, para garantir que um imóvel esteja seguramente impermeabilizado e protegido contra esses problemas, basta providenciar um bom projeto de impermeabilização juntamente com os demais projetos executados da obra. Porém, se a obra está pronta, já existem no mercado opções de impermeabilizantes para reparos imediatos e produtos adequados para cada tipo de problema; mas lembre-se que antes de qualquer impermeabilização, uma vistoria deverá ser feita por um profissional qualificado para identificar a origem da infiltração e tentar neutralizá-la, afinal se ela não for neutralizada, mesmo que você faça o reparo pontual é possível que a infiltração volte a acontecer.

A correta impermeabilização é fundamental para garantir que esses irão ficar protegidos de forma adequada contra a umidade, ou até contra a exposição direta à chuva. Os muros principalmente, são construções desprotegidas aos elementos naturais e particularmente suscetíveis a sofrerem danos motivados pelo excesso de umidade.

Uma proteção correta evita que ocorram corrosões e infiltrações evitando danos estruturais que em certos casos podem ser severos. Assim, a impermeabilização de muros e fachadas deve começar logo em seu alicerce a fim de evitar que a umidade se espalhe posteriormente por todas as áreas.

impermeabilizantes-sorocabajpg
impermeabilizacao-sorocaba